Cassi: negociação com BB define discutir medidas emergenciais

As entidades representativas dos funcionários (ativos e aposentados) manifestaram hoje (21) ao Banco do Brasil, durante mesa de negociação em Brasília, a preocupação com o atual quadro da Cassi e a necessidade de se discutir medidas emergenciais no decorrer do processo negocial sobre o futuro da Caixa de Assistência. O presidente do Sindicato, Jeferson Boava, participou da mesa.

Durante o processo de negociação, o BB apresentou proposta de criação de um fundo para custeio do pós-laboral e a antecipação de contribuição dos ativos, visando manter as contribuições de 4,5% do Banco para os aposentados.

Ao longo do período de negociações foram apresentadas alterações na proposta original do BB e realizados debates com funcionários da ativa e aposentados e entre as representações na mesa de negociação. No entanto, considerando a situação das reservas técnicas da Cassi, os representantes dos funcionários manifestaram ao BB que, neste momento, é difícil construir consenso sobre uma das premissas apresentadas, uma vez que requer amplo debate com todos os funcionários participantes.

Diante desse quadro, a mesa propôs orientar a negociação focada no debate de propostas de cunho emergencial, de forma que não se interrompa o processo de negociação e que se encontrem soluções para a sustentabilidade da Cassi. E mais: que as soluções não resultem em perda de nenhum benefício e nem afetem a assistência médica dos participantes.

Para as entidades representantes dos funcionários, as propostas de cunho emergencial serão debatidas imediatamente e, a partir da próxima reunião, apresentadas ao BB, permitindo assim um fôlego nas contas da Cassi; até que se tenha uma proposta de sustentabilidade melhor construída e debatida.

A próxima reunião de negociação será na quinta-feira, dia 27 deste mês de agosto.

Fonte:

Deixe seu comentário