Feliz Dia das Mães!

No próximo domingo, dia 08 de maio, estaremos comemorando o Dia das Mães. Festas e demonstrações de carinho são sempre bem vindas, afinal, estamos celebrando a vida. É preciso homenagear essa mulher que escolheu ser Mãe. Sim, porque a maternidade é uma escolha e não uma norma social que define a identidade feminina.

É fundamental compreender que, durante muito tempo, a maternidade foi vista como destino natural de toda mulher. Que toda mulher deveria cuidar, amar, alimentar e educar seus filhos, abdicando de si mesma, para cuidar de outro ser. Os atributos biológicos da mulher garantiam isso e este foi, por muito tempo, o seu único lugar social.

Mas o mundo mudou, a mulher se tornou protagonista de sua própria história e a maternidade ganhou novos significados. Ser Mãe hoje é uma decisão que envolve discursos sobre liberdade e realização enquanto mulher. Significa, muitas vezes, desistir de aspirações individuais para encarar essa “função” que mistura amor e preocupação, amor e renúncia, amor e cansaço.

As homenagens são bem vindas sempre, mas é preciso ir além de flores e presentes. Precisamos desconstruir do imaginário social essa ideia de uma Mãe super-heroína, uma mulher invencível, que consegue conciliar todos os papéis, que dá conta de tudo e que nunca se abate. Na verdade a maternidade é um desafio, tem um impacto muito grande sobre a vida da mulher. Mães reais precisam ter uma rede de apoio, de um modelo de cuidado em que o homem assuma sua parcela de responsabilidade e principalmente, de políticas públicas que ofereçam atendimento integral e garantam condições dignas dessa mulher escolher ser mãe.

A AFABB-ES parabeniza a todas!

Deixe seu comentário