Você sabe o que é o PIX?

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

O PIX é uma tecnologia de pagamentos instantâneos desenvolvida pelo Banco Central e que será oferecida pelos bancos a partir de novembro. A novidade promete transferências e pagamentos realizados em segundos, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. A diferença para o DOC e TED é que a transferência via PIX será gratuita para a pessoa física e poderá ser feita mesmo fora do horário bancário. Também poderá ser possível o agendamento de pagamentos instantâneos em data futura.

Os bancos já começaram ações de pré-cadastro do PIX, que terá 4 opções de chaves disponíveis para acesso, os chamados “apelidos”: número do telefone celular, CPF, CNPJ ou um endereço de e-mail. O lançamento oficial está marcado para 16 de novembro de 2020, mas a partir de outubro já poderão ser feitos registros das chaves e atualizações de cadastro.

Apesar de ser considerado uma verdadeira revolução bancária por especialistas do mercado financeiro, o aspecto segurança já preocupa. Segundo a empresa de tecnologia Karpeski, o novo sistema de pagamentos mal começou a funcionar e já vem sendo alvo de cibercriminosos. Eles lançam iscas pela internet com o objetivo de roubar dados bancários e pessoais para futuros golpes. Quem quiser cadastrar suas chaves deve procurar diretamente a instituição bancária e evitar convites de pré-cadastro recebidos on line, pois podem ser falsos.  

Segundo o site do Banco Central do Brasil, as mesmas medidas de segurança, tais como formas de autenticação e criptografia, adotadas na realização de outros meios de pagamento, como TEDs e DOCs, serão adotadas pelas instituições para o tratamento das transações via Pix. Em caso de fraudes, ​caberá ao prestador de serviço de pagamento a análise do caso e o eventual ressarcimento, a exemplo do que ocorre hoje em fraudes bancárias.

Fontes: Banco Central do Brasil

Banco do Brasil

Karpeski

Deixe seu comentário