Setembro Amarelo -Todos pela Vida!

Setembro é o mês marcado pela campanha Setembro Amarelo, um movimento de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Embora o suicídio seja um tema sensível e de difícil abordagem, ele não pode se tornar um tabu. É preciso falar e acolher quem está em sofrimento para conseguir prevenir.

 A pandemia do coronavírus trouxe muita instabilidade emocional em toda a população devido ao isolamento social, o medo da doença e as perdas sofridas. O foco na saúde mental é urgente e a conscientização é essencial para reduzir os índices de suicídio no país. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se que 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no mundo. No Brasil são registrados anualmente 12 mil suicídios e, durante a pandemia os números aumentaram.

A campanha Setembro Amarelo no Brasil foi criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida-CVV, em parceria com Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria e envolve toda a sociedade.

A CASSI também participa da campanha e destaca a importância de observar os sinais, ouvir com atenção a pessoa que está em sofrimento e incentivá-la a procurar ajuda profissional de saúde.

Para saber mais, clique nos links abaixo:

CASSI

CVV

SetembroAmarelo.com

Deixe seu comentário