Vitória realiza VIII Conferência Estadual de Saúde
O Conselho de Usuários da Cassi no Espírito Santo realizou na última sexta-feira, 12/06, a VIII Conferência Estadual de Saúde, com o tema “Sustentabilidade da Cassi”. O evento aconteceu no auditório da Gestão de Pessoas do Banco do Brasil – GEPES, em Vitória, e teve uma maciça participação de associados.
O evento teve a participação do Diretor de Saúde e Rede de Atendimento da CASSI, Wiliam Mendes de Oliveira como palestrante principal. Foram convidados à mesa de debates o Superintendente Regional do Banco do Brasil, Sérgio Uliano, a Gerente Geral em Exercício da GEPES, Priscilla Coelho de Azevedo, o Gerente da Unidade Cassi no ES, Ricardo Alexandre Ruz e a Coordenadora do Conselho de Usuários da Cassi, Maria da Penha Costa Calmon Rodrigues.
A AFABB-ES foi uma das entidades patrocinadoras do evento juntamente com o Sindicato dos Bancários no ES, ANABB e AAFBB, que também enviaram seus representantes. Em seguida foram empossados os novos membros do Conselho de Usuários da Cassi para o biênio 2015/2017.
A Assistente Social da CliniCassi Vitória, Ivana Coutinho Medeiros Zon abriu a Conferência com a palestra “Ansiedade e Depressão – Quebre Este Preconceito e Procure a Cassi”. Segundo ela, no Programa de Saúde Mental, a depressão e os transtornos de ansiedade são os casos mais prevalentes na Cassi/ES. Os casos diagnosticados somam mais de 50% e se referem a funcionários ativos e aposentados do Banco do Brasil, especialmente do gênero feminino.
Conheça o Novo Conselho de Usuários
Sustentabilidade da Cassi
O diretor de Saúde e Rede de Atendimento da CASSI, Willian Mendes de Oliveira, direcionou sua palestra para uma comparação do Modelo Fragmentado com o Modelo Integrado de Saúde, este último defendido pelos diretores eleitos como o melhor caminho para a CASSI. Segundo ele, para alcançar o equilíbrio e a sustentabilidade na Cassi, é necessário dar continuidade ao programa Estratégia Saúde da Família (ESF) e estendê-lo a todo o conjunto dos associados.
Willian Mendes de Oliveira se manifestou contrário à proposta apresentada pelo Banco do Brasil que prevê repasse para a CASSI de R$ 5,830 bilhões que estão provisionados no balanço do BB como compromisso com os aposentados. “O processo deste repasse representa uma transferência para a CASSI do risco atuarial com o pós-laboral”, afirmou Willian. Para o diretor, outro ponto fundamental é a manutenção do princípio de solidariedade onde todos contribuem conforme suas possibilidades e utilizam conforme suas necessidades.
Segundo a diretora social da AFABB-ES e Coordenadora do Conselho de Usuários da Cassi, Maria da Penha Costa Calmon Rodrigues, houve um importante aumento da participação dos associados. “A Conferência é o fórum privilegiado para os nossos participantes discutirem e apontarem as soluções para os problemas que envolvem a gestão e os programas coordenados pela Cassi”, afirmou.