Dia Internacional da Mulher 2022

A “Igualdade de gênero hoje para um amanhã sustentável” é o tema do Dia Internacional da mulher em 2022. Lançado pela ONU Mulheres, ele destaca a importância da liderança feminina para construir um futuro mais sustentável para todas as pessoas e o planeta.

Sabemos que a igualdade de gênero é um desafio no Brasil e no mundo. Segundo pesquisa do IBGE a população brasileira é composta por 48,2% de homens e 51,8%. As mulheres trabalham cerca de três horas por semana a mais do que os homens. Elas também precisam combinar o trabalho remunerado com os afazeres domésticos e o cuidados da família. E apesar de terem um nível educacional mais alto, elas ganham, em média, 76,5% do rendimento dos homens.

Juntando aí os dados sobre assédio sexual, racismo, violência de gênero e violência doméstica, que culminam no crescimento absurdo do número de feminicídios veiculados todos os dias na mídia, podemos perceber a crescente “desvalorização” da mulher em nossa sociedade. 

Sem igualdade de gênero hoje, um futuro sustentável e igualitário não passa de uma miragem. Mulheres em todo o mundo continuam lutando e abraçando as iniciativas de sustentabilidade em diversas áreas sociais. Mas sua participação política e econômica precisa ser cada vez mais incentivada. Para isso precisamos de políticas públicas, legislações e ações efetivas, que promovam a igualdade de gênero em todos os espaços em que a mulher deseje estar presente.

O caminho para a redução das desigualdades é longo. E ele passa pelo respeito, amparo, liberdade e equidade, necessários para valorizar a participação da mulher no mundo. E o Dia Internacional das Mulheres é uma excelente oportunidade para fazermos essa reflexão social. A AFABB-ES homenageia e parabeniza a todas as mulheres!

Fontes: ONU MULHERES, IBGE

Deixe seu comentário